top of page

O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo, formada por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los". Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.

Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem são a hipófise, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, o pâncreas e as gônadas. Aqui detalharemos a formação embrionária de cada um desses órgãos.

É o primeiro sistema importante a funcionar no embrião, surge na terceira semana de desenvolvimento. É um método eficiente de captação de oxigênio e nutrientes do sangue materno e remoção de dióxido de carbono, substituindo a difusão.

O sistema urogenital desenvolve-se a partir do mesoderma intermediário que se estende ao longo da parede dorsal do corpo do embrião

O sistema respiratório deriva do intestino primitivo

O Sistema Digestório é formado por um conjunto de órgãos cuja função é transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.

Please reload

RESPONSÁVEIS

Professor Orientador: Luiz Jardelino

Monitores: Lissandra Bandeira e Marcílio Belarmino

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Centro de Formação de Professores - CFP

Unidade Acadêmica de Ciências da Vida - UACV

Curso de Graduação em Medicina

Disciplina de Embriologia Humana

© 2021.

Criado com Wix.com

bottom of page