
UFCG
June 20, 2017
Paciente masculino, 12 anos, apresentando história de infecções recorrentes do trato urinário desde a infância. Foi encaminhado para o ambulatório de urologia de um hospital-escola de nível terciário por massa em topografia de rim direito demonstrado na ultrassonografia.
June 20, 2017
Criança do sexo masculino nascida de parto normal a termo, com antecedente de malformações cardíacas sem repercussões hemodinâmicas. Aos 4 meses de vida, apresentou quadro de IVAS
seguido de bronquiolite, que requisitou internação em outro serviço por 15 dias, cuidados de terapia
intensiva e de intubação orotraqueal (IOT) durante 7 dias. Não há outros relatos sobre a intubação prévia pela equipe que o atendeu.
June 20, 2017
C.M.S., 65 anos, masculino, solteiro, natural e procedente de São Gabriel (RS), consultou-se no ambulatório de cirurgia oncológica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) dia 22/09/2008. Relatava história de tumoração lombossacra dolorosa com crescimento progressivo nos últimos 2 anos.
June 20, 2017
Grávida de 32 anos, G2P1, sem antecedentes patológicos pessoais ou familiares relevantes.
June 20, 2017
A dextrocardia foi encontrada em um cadáver de uma criança do sexo feminino, com idade provável de um ano, pertencente ao Laboratório de Anatomia do Campus de São José dos Campos - UNESP.
June 19, 2017
Paciente de 42 anos, sexo feminino, foi admitida no ambulatório de aorta de nossa instituição com queixa de dispnéia progressiva e ortopnéia. O exame físico revelou a presença de um sopro contínuo em maquinaria, ao longo da borda esternal esquerda. Encaminhada ao ecocardiograma bidimensional, constataram-se presença da persistência do canal arterial e aumento do diâmetro arterial pulmonar.
June 19, 2017
Mulher de 21 anos, telefonista, deu entrada no hospital com quadro de intensa dor abdominal com três dias de evolução e piora progressiva nas últimas 24 horas. Referia ser a dor abdominal do tipo difusa, em cólica, porém mais intensa em região epigástrica e com irradiação para dorso. Ela apresentava piora importante após as refeições, quando era acompanhada de náuseas e vômitos. Negava quaisquer outras queixas associadas.
June 19, 2017
Paciente do sexo feminino, nascida de parto cesariano no dia 4/1/2011, pesando 3.815 g e com Apgar 7 e 8 no primeiro e quinto minutos de vida, respectivamente. Ao exame físico notou-se a presença de múltiplas malformações, com alteração da configuração craniofacial, implantação baixa das orelhas, hipertelorismo, exoftalmia, onfalocele e polidactilia (Figura 1). Foram realizadas radiografia de tórax, que mostrou dextrocardia (Figura 2), e tomografia computadorizada, que revelou alteração da configuração da calota craniana, com aspecto lobulado típico em “folha de trevo”, abaulamento das fossas cranianas médias e dilatação do sistema ventricular. Sinais de fechamento das suturas sagitais, coronais e lambdoides também foram observados (Figura 3). A paciente apresentou paradas cardiorrespiratórias, evoluindo para o óbito no dia 7/1/2011.
June 19, 2017
Recém-nascido do sexo masculino, filho de mãe de 34 anos, II gesta, II para, com hipotiroidismo medicado, tendo estado durante toda a gestação eutiroideia. Não tinha outros antecedentes familiares relevantes.
June 19, 2017
Um paciente do sexo masculino, de 83 anos, procurou o ambulatório do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio com queixa de cansaço. Tabagista havia 60 anos (20 cigarros diários), relatava que havia aproximadamente um ano iniciara a apresentar dispnéia progressiva aos grandes e médios esforços, com piora do quadro havia um mês.